quinta-feira, 27 de outubro de 2011

VAZAMENTO DO ENEM E APURADO

 Brasília. O Ministério da Educação (MEC) reconheceu que o simulado do Colégio Christus, em Fortaleza (CE), apresentou nove questões idênticas às do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) duas semanas antes da realização da prova, aplicada no fim de semana em todo o país.
A pasta considerou o fato como uma quebra da isonomia e anunciou, em seu site, que decidiu cancelar as provas de todos os 639 estudantes concluintes do Colégio Christus. Os alunos poderão refazer o exame em novembro.

A Polícia Federal foi acionada para investigar o caso. O Ministério Público Federal no Ceará informou que pretende pedir o cancelamento da prova para todos os candidatos. Segundo o procurador Oscar Costa Filho, o MEC e o Inep (instituto responsável pelo Enem) serão notificados.

Caso o pedido não seja aceito, o órgão tentará suspender o exame na Justiça. Quatorze questões foram divulgadas em um perfil do Facebook na noite de terça-feira. Segundo o MEC, uma questão é "similar" e quatro não são parecidas.

Uma das linhas de investigação da Polícia Federal é que um funcionário do Colégio Christus, de Fortaleza, tenha subornado um fiscal que aplicou o pré-teste do Enem na escola e copiado o caderno de questões, em outubro do ano passado.

Defesa. O diretor do colégio, Davi Rocha, disse que ficou surpreso com a repercussão do caso. Ele disse que ainda apura o que ocorreu e que o simulado é realizado por uma rede de colaboradores.

O colégio Christus informou, em nota, que as mesmas questões foram usadas em pré-testes realizados pelo Ministério da Educação entre 2009 e 2011. Para o colégio, as questões podem ter entrado em um banco de perguntas da própria instituição por sugestão de alunos que fizeram pré-testes, "sem o conhecimento da escola no que diz respeito à origem desses dados".

De acordo com a nota, a base de dados do colégio é composta por "diversas fontes", inclusive originadas da internet. No pré-teste, uma amostra de estudantes faz uma prova para ajudar a medir o grau de dificuldade dos exercícios. O pré-teste do Enem 2011 foi realizado em outubro de 2010, segundo o MEC.

Falha. Neste ano, cerca de 1.100 candidatos foram informados por telefone de que o local da prova indicado no cartão de confirmação de inscrição estava errado.

Segundo o Inep, o problema atingiu apenas candidatos do Rio e consistiu na digitação errada do número do prédio. Os cartões indicaram o prédio da reitoria da Unirio, a cerca de 200 m de distância do prédio onde ocorreu a prova.

Nenhum comentário:

Postar um comentário