quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

PRAIA DOS MINEIROS"CABO FRIO TEM SURTO DE MENINGITE

Litoral. Cidade fluminense deve receber 1 milhão de pessoas no réveillon; 60% dos turistas são mineiros
CLOSE LIMONGE/DIVULGAÇÃO
Litoral. Cidade fluminense deve receber 1 milhão de pessoas no réveillon; 60% dos turistas são mineiros
Cabo Frio, no Estado do Rio de Janeiro, uma das cidades litorâneas mais procuradas pelos mineiros no período do réveillon e nas férias de janeiro, garante ter controlado o surto de meningite que matou três pessoas de novembro até o último dia 9. As mortes ocorreram em dois bairros, onde foram registrados quatro casos da doença em um intervalo de 15 dias. Pelo menos 14 mil moradores foram vacinados às pressas.

Gamboa e Jacaré, onde os infectados por meningite do tipo C moravam, são bairros vizinhos. Gamboa fica perto da praia de São Bento. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, desde o último caso confirmado, há 19 dias, a situação está sob controle. A cidade fluminense continua sendo monitorada, em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES-RJ).

A cidade não chegou a notificar órgãos de saúde de outros Estados. "O surto foi localizado em dois bairros e imediatamente foi feita a vacinação de bloqueio", justificou o superintendente de Vigilância Epidemiológica e Ambiental da SES-RJ, Alexandre Chieppe.

O número de casos nas duas regiões chegou a ser três vezes maior que o aceitável, segundo critérios do Ministério da Saúde. Não foram identificadas as causas do surto. As vítimas tinham menos de 40 anos.

Cabo Frio tem quase 191 mil habitantes. Nos bairros Gamboa e Jacaré, vivem cerca de 12 mil pessoas. A vacinação atingiu todas elas e abrangeu também moradores que circulam nas duas áreas, conforme a SES-RJ.

A aplicação das 14 mil doses começou no último dia 14 e terminou três dias depois. "A vacina começa a fazer efeito 30 dias depois, mas, com 15 dias, já há um nível de imunidade bastante elevado", afirmou Chieppe.

A cidade turística espera receber até 1 milhão de visitantes só na virada do ano. Em janeiro, pelo menos 350 mil turistas devem chegar a Cabo Frio, de acordo com previsão da Secretaria Municipal de Turismo.

"Não há necessidade de vacinação preventiva para o turista que pretende visitar a cidade. O risco é o mesmo de qualquer lugar do mundo", declarou, por meio de nota, a Secretaria de Saúde de Cabo Frio.

As recomendações do órgão para prevenir a meningite são evitar aglomerações, manter os ambientes ventilados e cuidar da higiene pessoal. A secretaria não soube informar quantos casos da doença houve no município ao longo do ano..

Nenhum comentário:

Postar um comentário