sábado, 11 de fevereiro de 2012

COMER CHOCOLATE NO CAFÉ DA MANHÃ AJUDA A EMAGRECER.

Cardápio. Consumir doces logo na primeira refeição do dia pode não ser prejudicial, afirma a pesquisa
NATHALIE DULEX / STOCKXCHNG
Cardápio. Consumir doces logo na primeira refeição do dia pode não ser prejudicial, afirma a pesquisa
Tel Aviv, Israel. Comer um bolo de chocolate no café da manhã como parte de uma dieta de emagrecimento pode parecer loucura, mas é justamente isso que sugere uma equipe de cientistas da Universidade de Tel Aviv, em Israel.

É claro que consumir apenas a iguaria não vai sustentar ninguém, mas, segundo os pesquisadores, uma pequena quantidade de doce no cardápio do café da manhã pode desempenhar um papel importante no controle da vontade de comer doces durante todo o dia. Segundo eles, a sensação de saciedade alivia a ansiedade.


A equipe partiu em busca de formas eficientes de emagrecimento que ajudassem a manter baixo o teor de gordura corporal a longo prazo. Assim, montou um cardápio balanceado da primeira refeição do dia, com 600 calorias, que incluía também porções de proteína e carboidrato.


Segundo os cientistas, a chave para o emagrecimento dessa dieta é saciar a vontade de doce ainda de manhã, quando o metabolismo está em seu ponto auge de atividade e o corpo consegue queimar as calorias extras ao longo do dia. Se o doce for ingerido à noite, o corpo não está mais tão ativo e o metabolismo estará mais lento.


A professora Daniela Jakubowicz, envolvida no estudo, explica que a tentativa de evitar alimentos adocicados durante o dia pode criar um vício de longo prazo. Assim, adicionar uma porção de doce ao café da manhã controla o desejo ao longo da jornada.


O estudo foi feito durante 32 semanas. Os voluntários que comeram porções de sobremesa no café da manhã - como biscoitos, bolos ou chocolate - perderam, em média, 18 kg a mais que o grupo que fez a dieta de controle - sem sobremesa. Os pesquisadores ainda dizem que o "grupo doce" manteve o emagrecimento por mais tempo.


Segundo Daniela, o café da manhã é a refeição mais importante do dia, uma vez que é a melhor controladora dos níveis do hormônio grelina, que estimula a fome. Apesar de seus níveis aumentarem antes de todas as refeições, a grelina chega ao maior nível no café da manhã.

Restrição de calorias é boa em um curto prazo
Tel Aviv. Segundo a professora Daniela Jakubowicz, dietas que restringem o consumo de doces durante todo o dia podem ser eficientes em curto prazo. Mas, logo que a dieta acaba, as pessoas sentem desejo de voltar a comer doces e saem da reeducação alimentar.

Dessa forma, é interessante incluir o alimento adocicado no cardápio diário e de uma maneira inteligente.
A professora explica que os voluntários que participaram da dieta de baixas calorias no café da manhã apresentaram menos satisfação durante o dia. Eles não se sentiram "cheios", ficando sempre com fome.


Nesse grupo, os desejos por carboidratos e açúcares eram mais intensos, explica a cientista, e muitos acabavam saindo da dieta para satisfazer esse desejo.
Comparação
Quem ingeriu doce perdeu 18 kg a mais
Tel Aviv. No estudo realizado em Israel, 193 adultos obesos e não diabéticos receberam, aleatoriamente, instruções específicas de dieta que deveriam seguir para a avaliação.

Metade deles recebeu, pela manhã, a dieta rica em doces, e os demais mantiveram a alimentação sem sobremesas na primeira refeição do dia. Ambos os cardápios continham a mesma quantidade de calorias. Os homens ingeriram 1.600 calorias por dia e as mulheres, 1.400.


Em 16 semanas de dieta, todos os participantes haviam perdido cerca de 15 kg, em média. Entretanto, curiosamente, na segunda metade do período da pesquisa, os voluntários que foram instruídos a não comerem doces pela manhã ganharam 10 kg, em média. Já aqueles que comiam doces no café continuaram perdendo peso. Estes se livraram de mais 5 kg, em média, até as conclusões finais do estudo.


Ao término da pesquisa, os participantes que ingeriram o doce pela manhã haviam perdido cerca de 18 kg a mais que os voluntários do outro grupo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário